08 novembro, 2011

Postado por Renata Delmondes
Quem já comprou um remédio e nunca se deu ao trabalho de ler a bula antes de tomar que levante a mão ou dê retweet . O problema desse mau hábito que temos de não ler coisas importantes muitas vezes pode não só trazer malefícios a nossa saúde mas também pode ser muito prejudicial ao nosso bolso; é isso mesmo, ao seu bolso! Ou  vai me dizer que você lê a embalagem dos alimentos que você consome ou dos produtos de beleza que compra?
Eu sempre li a bula dos remédios que consumo, até porque os médicos não são propriamente obrigados a saber de tudo todo o tempo e vai que algum deles erra, logo cabe a mim ler tudo o que colocaram naquela folhinha e analisar se aquilo condiz com o que foi prescrito ou não. Antes eu não dava muita importância em ler rótulos de alimentos, mas depois das gorduras trans, dos problemas gerados pelo excesso de sódio e da contagem de calorias diárias isso se tornou quase obrigatório, mesmo eu evitando ao máximo comer produtos industrializados.
Agora ler o rótulo de produtos cosméticos.... Tenho que ser sincera, eu nunca lia. Mas depois que comecei a perceber que certos produtos tinham promessas lindas e perfeitas e que depois com o uso não apresentavam melhora significativa nenhuma peguei o hábito, muito embora no começo eu não entendesse muito dos nomes complicados que eles colocam fui pesquisando e vendo que compreender o que aquelas letrinhas miúdas diziam podia fazer toda a diferença na hora de adquirir um produto.

E é isso que espero dividir com vocês a partir de hoje. Afinal o conhecimento é o principal meio de libertação, não é?
E pra começar uma foto da composição de um produto.



Ingredientes hidratantes, emolientes ou com propriedades reconstrutivas:

Dipalmitoylethyl hydroxyethylmonium Methosulfate, Arginine, 2-oleamido-1, 3-octadecanediol,Glyceryl Linoleate, Glyceryl Oleat, Glyceryl Linolenate


Com base, nos ingredientes da fórmula você pode verificar se o produto realmente oferece/cumpre aquilo que promete, então quer saber o que cada componente faz? Vem comigo!

Aqua/Water- Água

Ceteary Alcohol (Álcool Cetoestearílico)- é um importante emulsionante e serve para dar consistência a produtos cosmésticos.

Paraffinum liquidum/Mineral Oil (Óleo Mineral) - esse tipo de óleo é largamente utilizado na industria cosmética por ser barato e não produzir reações alérgicas, seu uso é recomendado(com restrições) por alguns e repudiado por outros, o que eu posso dizer é que o óleo mineral não agrega nada, ou seja, não possui vitaminas ou outras propriedades nutritivas para o cabelo, além disso ele produz uma película sobre o fio que pode impedir a absorção de produtos realmente benéficos para o cabelo.

Dipalmitoylethyl hydroxyethylmonium Methosulfate(Metasulfato hydroxyethylmonium Dipalmitoylethyl)- É um condicionador que ajuda no desembarace dos cabelos, este ingrediente ajuda a deixar o cabelo mais macio


Cetyl Esters- emulsificante serve para dar consistência


Hidroxypropyltrimonium hydrolized wheat protein (hydroxypropyltrimonium proteína hidrolisada do trigo)- É uma versão melhorada da proteína hidrolisada do trigo, possui propriedades hidratantes e anti- estáticas

Arginine ( Arginina)- é um aminoácido que aumenta a hidratação do cabelo.

limonene(limoneno)- é um poderoso adstringente


linalool eBenzil salicylate(silicato de benzila) - é usado como componente fragrante e é usando para mascarar odores

2-oleamido-1, 3-octadecanediol- uma ceramida  responsável por conferir brilho e recuperação à superfície dos fios.

Serine(serina)-ajuda a reter umidade no cabelo

Cetrimonium Chloride(Cloreto de Cetrimônio)- proporciona maleabilidade e desembaraço aos cabelos.

Methylparaben (Metilparebeno)- É um conservante muito utilizado pois não causa sensibilidade ao couro cabeludo.

 Butylphenyl Methylpropional- é uma fragrância sintética

Citric acid(ácido Cítrico)- ácido orgânico natural utilizado para equilibrar o pH do shampoo

Glutamic Acid( ácido Glutamico)- é um derivado do melado da cana de açucar, atua como controlador do ph capilar

Hexil Cinnamal- Fragrância que confere odor floral

Glyceryl Linoleate- vitamina F, ajuda a revitalizar cabelos secos ou danificados

Glyceryl Oleat- emoliente

Glyceryl Linolenate(linoleato de glicerila)- é um emoliente com capacidade hidratante.

Parfum/ Fragrance- perfume

Agora vamos ver qual foi o produto desvendado de hoje?

E ai, o que você achou? Vale a compra?

Fontes de pesquisa:

http://books.google.com.br/books?id=_DSAKYQD1-QC&lpg=PA135&ots=XSny6MTnor&dq=cetyl%20esters&hl=pt-BR&pg=PA135#v=onepage&q&f=false

http://www.aubreyorganics.com/custom.aspx?id=61
Dê a sua opinião


Postado por Renata Delmondes On 17:18 6Comentários

6 comentários:

  1. Show!!! Adorei saber tudo no detalhe, assim a gente conhece que estamos realmente tratando do cabelo e não colocando substâncias bombásticas! auhauhauhauhauha

    ResponderExcluir
  2. Karynha,

    Fico feliz que tenha gostado, porque quando a gente sabe o que está adquirindo fica mais fácil escolher o que levar. Semana que vem estaremos de volta desvendando mais uma composição.

    ResponderExcluir
  3. Amei...eu tb faço isso com todos os cremes que uso, mas tinha alguns componentes que eu ainda não sabial...obrigada!!!

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito de saber sobre esses componentes. Esses dias me disseram que o octadecanediol é do petróleo. Pelo visto não né!

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de estar entrando em contato com a administradora do blog.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, sua duvida ou sugestão, se possível com nome e e-mail, assim posso respondê-la individualmente.Obrigado pela visita.

Postagens populares

visitantes

    Maquiagem

    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...